
A unidade oferece uma programação diversificada de terapias ao longo da semana, voltadas ao bem-estar dos pacientes
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Madeira-Mamoré, unidade especializada em serviços de saúde mental, realizou, no mês de maio, um total de 1.478 atendimentos. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância de priorizar a saúde mental, além de orientar a população sobre como acessar os serviços disponíveis.
A unidade oferece uma programação diversificada de terapias ao longo da semana, voltadas ao bem-estar dos pacientes.
As atividades incluem:
- Sala de artes;
- Oficinas terapêuticas;
- Terapia ocupacional;
- Estimulação cognitiva;
- Yoga;
- Grupo de autocuidado;
- Atividades corporais;
- Canto no chão; e o
- Pipocaps, que promove sessões de filmes com temáticas que estimulam o desenvolvimento emocional e social dos participantes.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o cuidado com a saúde mental é fundamental para uma vida plena e equilibrada. “Com o Caps, o usuário recebe um atendimento qualificado e acolhedor. O trabalho das nossas equipes de saúde vai além das paredes das unidades, garantindo o cuidado que cada cidadão merece”, ressaltou.
CUIDADO HUMANIZADO
A diretora da unidade, Janaína Quintanilha, explicou que os acompanhamentos são realizados diariamente, incluindo visitas domiciliares aos pacientes que deixam de comparecer às consultas. “Quando um dos nossos pacientes começa a faltar e não temos nenhum retorno, enviamos uma equipe para verificar se está bem e se precisa de algum tipo de assistência.”
O secretário da Sesau, Jefferson Rocha, enfatizou que a unidade conta com uma equipe multidisciplinar. “A saúde mental é essencial para uma vida com qualidade. Os profissionais da unidade realizam um atendimento de excelência, cuidando de todos que precisam de suporte psicológico.”
COMO BUSCAR AJUDA
Segundo o Ministério da Saúde (MS), a saúde mental não se limita apenas ao que sentimos individualmente. Ela é uma rede de fatores relacionados. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Saúde Mental pode ser considerada um estado de bem-estar vivido pelo indivíduo, que possibilita o desenvolvimento de suas habilidades pessoais para responder aos desafios da vida e contribuir com a comunidade. Para buscar ajuda ou acompanhamento, basta se direcionar a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua região.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O post Saúde mental em foco: Caps Madeira-Mamoré soma 1.478 atendimentos em maio apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.
source https://rondonia.ro.gov.br/saude-mental-em-foco-caps-madeira-mamore-soma-1-478-atendimentos-em-maio/
0 Comentários
ATENÇÃO:
No artigo 19°, o texto afirma: “Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão.”
Não utilize desse direito tão lindo para caluniar, injuriar ou difamar os outros. Você pode pagar na justiça.
Comente com responsabilidade.
(Para comentar, desative o adblock)